top of page

A COMPETIÇÃO

A competição Baja SAE é uma realização da SAE Brasil em parceria com a Petrobrás. O objetivo da competição é o fomento da especialização técnica da engenharia da mobilidade brasileira, reunindo, todos os anos, diversas equipes de estudantes e professores das principais escolas de engenharia do país.

O evento nacional segue os mesmos padrões e regulamentos do Baja SAE Internacional, desde os critérios de segurança, construção, provas estáticas, dinâmicas e pontuação.

Cada equipe compete para ter seu projeto aceito por um fabricante fictício. Para isso, os alunos devem trabalhar em equipe, para projetar, construir, testar, promover e competir com o veículo que respeite as regras impostas, além de conseguir suporte financeiro para o projeto. Tudo deve ser feito respeitando sempre as prioridades acadêmicas.

ESTRUTURA DA COMPETIÇÃO

 

;1) Provas estáticas:

 

  • Relatório de Projeto: deve apresentar de forma clara, limpa e organizada as considerações de engenharia e os processos utilizados no desenvolvimento de cada sistema.

  • Inspeção Técnica e de Segurança: visa determinar se o veículo satisfaz os requisitos mínimos de configuração e segurança. é subdividida em duas partes, estática e dinâmica, obrigatoriamente nesta ordem.

  • Avaliação de Projeto: os alunos devem demonstrar as análises, desenvolvimentos, pesquisas, inovações e considerações que levaram às soluções adotadas no veículo.

 


2) Provas Dinâmicas:

 

  • Aceleração: mede a habilidade do veículo em transmitir potência útil na forma de aceleração.

  • Velocidade Máxima: mede a maior velocidade que o protótipo pode alcançar em 70m.

  • Tração (Pull Track): esta avaliação tem como objetivo testar a capacidade de tração dos protótipos. Uma série de toras é engatada ao ponto de reboque traseiro por uma corrente, e conforme o veículo se move, o número de toras que é arrastado aumenta, elevando a carga tracionada. Uma vez que o veículo pára de se movimentar, a avaliação está encerrada.

  • Suspension and Traction: esta avaliação consiste em percorrer um traçado sinuoso e com obstáculos onde é testado a capacidade de manobras e tração do veículo. O percurso da prova pode conter curvas abertas e fechadas, subidas, descidas, inclinações e obstáculos como areia, lama, pedras, costelas, troncos de árvore, etc.

  •  Enduro de Resistência: os veículos devem completar voltas em uma pista de terreno irregular com obstáculos, em qualquer condição climática.



 

bottom of page